quarta-feira, 21 de julho de 2010

MISSIONÁRIOS DE JESUS - As Características do Missionário Cristão

Texto base: Mateus 10 (Discurso apostólico)

I. É PRECISO ESTAR DISPOSTO A CONFESSÁ-LO DIANTE DOS HOMENS

VS 32-33 – “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai, que está nos céus”.
- A palavra “confessar”, significa “afirmar”, “reconhecer”, “concordar”.


- Rm 1, 16: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
- Esta confissão pode ser feita de duas maneiras:


a) Com os lábios, Rm 10, 9: “Porque, se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e com teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. (boca e coração)


b) Com o nosso testemunho, Tt 1, 16: “Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra”.


- Esta confissão a Cristo, deve ser “diante dos homens”. Isso equivale a dizer que a confissão é o meio pelo qual evangelizamos, pregamos a Palavra do Senhor. Outros virão a Jesus através de nossa confissão – testemunha.


II. É PRECISO ESTABELECER CERTAS PRIORIDADES

VS. 34-37 - “Não penseis que vim para trazer paz à terra; não vim para trazer paz, mas espada. Porque eu vim por em discussão o homem contra seu pai, a filha contra a sua mãe, e a nora contra a sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”.


- A) Somos ensinados a negar a nós mesmos: “ Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, toma a tua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

- B) Somos ensinados a nos despojarmos do velho homem e seus defeitos: “a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”(Ef 4, 22)


-C) Somos ensinados a tratar nosso egocentrismo com maior desprezo: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a submissão, para que, depois de pregar os outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado” (1Cor 9,27).


III. É PRECISO ESTAR DISPOSTO A CARREGAR A CRUZ

VS 38 - “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”.


- Cruz = sacrifício!!! - A cruz é um instrumento obrigatório para aquele que aspira o discipulado.


- Vs. 39, quando diz: “Quem achar a sua vida perdê-la-a, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-a”.


Padre Chrystiam Shankar
(Parte II do Esquema da Mensagem proferida por ocasião da realização da Ultréia Mensal de Divinópolis no GEP de N.S. Aparecida, no dia 27.05.10)