quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NÃO VOTARÁS EM CORRUPTOS.

Quando o lendário Presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln afirmou que: “ chegará o dia, em que o homem terá vergonha de ser honesto”. Nunca, jamais, poderia ele imaginar, que tal fato era eminente e com a tendência de que no decorrer de poucos anos, a raça humana já teria dificuldades para encontrar homens dotados de ho- nestidade, caráter e vergonha.

O situação chega a tal ponto, que cada dia, o homem cansa, perde o referencial do certo e do errado, do que é justiça ou injustiça, se as leis são para todos, ou só para os privilegiados. Para complicar mais a situação, em nosso país, somos obrigados a votar. Como escolher, um candidato? Porque as boas pessoas não se candidatam, e se entram na política, dificilmente se elegem. Já os maus políticos, têm sempre a formula certa de como serão eleitos. Ficamos naquela, votar ou não votar. Até sabemos por antecipação quais políticos corruptos que serão eleitos. Fazer o que? anular o voto?

As vezes, até confiamos numa pessoa que se torna num político e se candidata. E um mandato ele irá representar nosso povo e zelar pelos interesses da nação. Que tristeza!... Mais um que passa para o time dos safados. Sofremos raiva e juramos nunca mais votar. Vamos descobrindo a cada dia e a todo momento, que o referencial de homens honestos, com caráter e vergonha, está se esgotando.

Há pouco mais de duas décadas, recortei de um jornal de nossa cidade, uma matéria que continha o titulo que coloquei como tópico desta página. Mais de vinte anos se passaram. Alguém leu, e concordou. Outros nem deram bola para a matéria. Mas, tenho certeza, de que alguns políticos leram e até riram; isto, porque eles sabem muito bem e confiam no quantitativo e na mentalidade do seu eleitorado. Que no popular, são chama- dos pelos próprios políticos, como: “ o eleitor analfabeto”.

Estes mesmos eleitores, são os que frequentemente encontramos pelas nossas ruas e praças, falando mal, e reclamando dos políticos que eles mesmos elegeram. Quem sabe, até mesmo em troca de favores, ou de alguns sacos de cimento, tijolos ou dinheiro.

Naquela época, o editor da matéria já demonstrava sua indignação e sua vergonha pelos políticos. Mencionava no texto, a necessidade de algumas providências, em nome da modernidade e dos costumes éticos. Sugeria a criação de algumas normas, parecidas como as que temos no preceito bíblico: “honrar pai e mãe”, “não matarás” e outras mais.

Que estas nossas novas normas, tivessem como o primeiro artigo: “não votarás em corruptos”. Completando a matéria, ainda afirmava: “O tal de corrupto, é pior que a peste, a lepra e o câncer”. Ele se veste de uma falsidade tamanha que não tem limites. É um lobo com pele de cordeiro, que pelo seus artifícios, se transforma num autêntico Satanás pregador sem pátria. É, assim, o político uma praga da pior espécie.

Emanados com seus eleitores de cabresto e sanguessugas, aparecem e desfilam em épocas propícias, onde está presente a mídia, ou então, nas favelas ou bairros onde reina a miséria, que eles gostam que seja mantida. Ai, se alguém por perto criticar, ou disser uma pequena acusação sobre o político, a resposta já está na ponta da língua, com a tese absurda: “ é corrupto mais faz”, “ veja quantas obras ele fez” ; uma tese tão burra como os seus divulgadores.

Como é bom acreditar que Deus é brasileiro, ou que pelo menos Ele tem muita dó deste povo sofrido, enganado e esquecido pelos nossos governantes e políticos. O certo é que Ele e pela ação do Espírito Santo, providenciou para a Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e mais 46 entidades da sociedade civil, conseguissem a aprovação da Lei “FICHA LIMPA” pelo TSE, diante de uma manifestação popular, que mobilizou a sociedade brasileira, levantando 1,7 milhão de assinaturas em papel, e mais de 2 milhões on-line. Muitos de nós cursilhistas, deparamos nos jornais e revistas com sigla “MCCE”, o que não deixa de ser motivo de dúvida, até que traduzida para: “Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral”

Mais uma vez, nós Católicos e Cursilhistas podemos nos orgulhar da nossa Igreja e da CNBB. Interessante, e que em momentos de grandeza como este, a mídia nunca está presente, não aparece e nem tem o interesse de divulgar, ou de elogiar, com a mesma ênfase, o trabalho realizado pela nossa Igreja, quanto forma violenta que eles usam para difama-la.

Com esta Lei Ficha Limpa, poderemos ter a esperança de que os maus políticos, corruptos e sem caráter, sejam banidos para sempre da política. E aqueles que ficarem, sejam cuidadosos e criteriosos nas suas atitudes e em seus mandatos, para terem uma boa e longa representatividade da nossa sociedade, no âmbito municipal, estadual ou nacional. Com a Lei que passa a vigorar a partir de agora, quem sabe, num futuro bem próximo, podemos dizer: “Temos orgulho de ser honestos”.



GED – Grupo Executivo Diocesano do MCCB.