sábado, 28 de junho de 2014

São Pedro e São Paulo - Pilares de Nossa Igreja


Todos nós cursilhistas sabemos da importância de São Paulo (nosso patrono) no processo de evangelização. Tanto que a Escola de Formação do Movimento de Cursilho de Cristandade de Diocese de Divinópolis propôs o estudo da vida deste santo através de suas cartas durante o ano de 2014.

No dia 29 de Junho a igreja celebra o dia de São Paulo e São Pedro e também “o dia do Papa”. A solenidade é para nos lembrar do martírio destes dois santos, ocorrido em Roma após a perseguição de Nero.

Além desta data os santos são lembrados também no dia 25 de Janeiro (Conversão de Paulo), 22 de Fevereiro com a festa da cátedra de São Pedro e em 18 de Novembro, que é reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

Simão, depois chamado Pedro, conviveu com Jesus e recebeu d’Ele mesmo a missão de cuidar de seu rebanho. No principio era fraco na fé, mas se tornou um grande pregador do Evangelho, líder das primeiras comunidades e nosso primeiro papa.

Saulo era fariseu e foi grande perseguidor de cristãos. Converteu-se à fé cristã a caminho de Damasco e foi chamado pelo próprio ressuscitado para exercer seu apostolado.

Neste último Domingo do mês de Junho a igreja nos convida a rezar pelo nosso Papa Francisco, lembrando-nos que ele mesmo sempre nos pede orações, como quando esteve no Brasil. O convite também é para que as comunidades renovem a consciência de comunhão com ele, sucessor de Pedro.

Que a festa destes dois mártires nos relembre nosso compromisso de cristãos comprometidos com o projeto de Deus.
           
SÃO PEDRO E SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!!!


Izildina Ferreira
Divinópolis

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi


 

A igreja vive da Eucaristia!


Este é um dos fundamentos da Festa de “Corpus Christi” que em latim quer dizer “Corpo de Cristo”. Nesta data, celebra-se solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É comemorada sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos. No Brasil, a festa passou a ser oficial em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.



"As ruas enfeitadas
Muita gente em profissão, 
Em janelas, calçadas...
Vendo Jesus passar.
Para agradecer e pedir proteção
E com ele caminhar.

É um sentimento profundo
Um pedido feito
Uma lágrima de emoção caída.
Entre ornamentos 
Num belo corredor
Jesus passa lentamente.
Uma genuflexão
Graças pedidas
Outras oferecidas
E assim, Jesus caminha
Com seu corpo, sangue, alma
E divindade na Eucaristia 

Pessoas em oração
Cantando, rezando
Ou simplesmente caminhando 
Seguindo em procissão. 

Como é bom acreditar
Que existe um Deus tão próximo
Que caminha conosco.
Que se faz atualizado no pão é vinho
Fazendo se presente
Tão próximo da gente." 

Ataíde Lemos