terça-feira, 9 de agosto de 2011

EVANGELIZAR É A META DO CURSILHO


ANO I – Número 01 – Agosto de 2011

Toda organização, clube, associação ou movimento eclesial, tem sua finalidade própria, que é o objetivo da sua existência. Esta finalidade própria é o que define a organização, é o carisma, que não permite que uma entidade se confunda com a outra. 

No Movimento de Cursilhos, na própria definição está claro qual é o carisma e como este objetivo deverá ser atingido. A definição é esta: “O Movimento de Cursilhos é um movimento eclesial que, por meio de método próprio, facilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes”.

Então, fermentar de evangelho os ambientes é a meta, e o meio, a maneira, é “criando núcleos de cristão”. Para evangelizar ambientes, ou seja, para difundir os critérios e valores evangélicos nos lugares onde estamos, seja na família, no trabalho, no lazer, o MCC tem um método próprio. 

Este método de evangelizar é por meio de núcleos de cristãos, que a CNBB cita no Doc 62, no número 121, denominando de “pequenas comunidades de fé nos ambientes”. Então percebemos que o MCC caminha com a Igreja, que quer evangelizar os ambientes onde se tomam decisões importantes sobre a vida do homem e da mulher, por meio de um método que envolva o cristão em grupo, na verdade por meio de uma rede de pequenas comunidades de fé nos ambientes. 

Para isso, sugere o Grupo Executivo Nacional em suas Assembleias Nacional e Regionais, que devemos ir além das comunidades territoriais ou geográficas, quando estas se preocupam com visitas missionárias domiciliares, reza do terço, leitura do Evangelho, etc. Estas são iniciativas altamente positivas, mas que denotam, apenas, a ação numa pastoral de conservação. Não se atinge, via de regra, a praticar uma pastoral de transformação, que é a meta do Cursilho. 

Por isso o MCC quer que perguntemos aos nossos grupos se na prática estamos trabalhando na evangelização por meio da transformação ambiental, revertendo os casos de injustiça, desamor e de “guerra” existente entre os que convivem nos nossos ambientes. 

Com esta transformação ambiental, ou dizendo de outra forma, com esta evangelização ambiental, estaremos dando cumprimento ao carisma do MCC, sendo fiéis portanto, aos objetivos que definem o Movimento de Cursilhos. 

Núcleos de Comunidades Ambientais (NCA), ou “Pequenas Comunidades de Fé nos Ambientes”, são sem sombra de dúvidas um dos instrumentos de evangelização para o mundo de hoje e o que o MCC abraçou. 

            Na prática, tais comunidades são grupos de cristãos do mesmo ambiente ou área de atividade humana, que comprometidos pelo Batismo com o Plano de Deus, com seu Reino e com o seguimento de Jesus, assumem sua vocação por meio de sua presença marcante de verdadeiros cristãos neste ambiente. A ação que caracteriza o trabalho desta Pequena Comunidade de Fé se caracteriza por ser uma ação transformadora, agindo a semelhança do fermento transformador. Sugere o MCC Nacional que o primeiro passo a ser dado para formar uma Pequena Comunidade Ambiental é a priorização dos ambientes, como as áreas da Educação, Saúde, Justiça, Funcionalismo, Indústria, Política, Mundo do trabalho em geral e da Cultura. São estimulados, os cursilhistas destes ambientes prioritários, a se organizem em comunidades, e uma vez organizada, definem a freqüência, local e outros detalhes das reuniões, cujo objetivo é o crescimento pessoal e o estudo daquele ambiente específico, para então promoverem a transformação segundo os critérios evangélicos. Sugere-se que se faça de maneira humilde, discreta e aberta, para que o grupo não seja  “marcado”, o que prejudica a ação transformadora cuja evangelização ambiental se propõe. 

            A reunião da pequena comunidade ou também chamado de núcleo ambiental, propicia um clima de amizade fraterna, de oração, de reflexão da Palavra de Deus e conseqüentemente uma vivência comunitária de uma espiritualidade encarnada. O fundamental é a presença-testemunho. 

Então, vamos arregaçar as mangas e evangelizar por meio de Núcleos de Comunidades Ambientais ou das Pequenas Comunidades de Fé nos Ambientes, o que significa colocar em prática o que vimos lá no nosso Cursilho durante o último dia, no domingo.   

            Com este pequeno roteiro, que vamos chamar de Alavanca !!!, queremos que você possa dar o primeiro passo no ambiente onde você está inserido. Reúna os cursilhistas que estão neste ambiente e procure ao menos uma vez por semana se reunir para um pequeno momento de oração/reflexão/evangelização. 

Faça a diferença, CRISTO CONTA COM VOCÊ!

Trocando idéias: 
 0 1 - Como estamos vivendo o 4º Dia?
0 2 - Como podemos ser testemunha de Cristo aqui neste ambiente onde estamos?
0 3 -  Qual o nosso compromisso para esta semana?


PARA VOCÊ REZAR:

07/08  Mt 14,22-31
08/08  Mt 17,22-27
09/08  Mt 18,1-5.10.12-14
10/08  Jo 12,24-26
11/08  Mt 18,21-19,1
12/08  Mt 19,3-12
13/08  Mt 19,13-15

  

EM DIA COM O MOVIMENTO:  

ASSEMBLÉIA REGIONAL DO MCC EM DIVINÓPÓLIS: No último dia 21 de julho, nosso GED recebeu a visita de representantes do GER (Grupo Executivo Regional) em preparação para a Assembléia Regional do Movimento de Cusilho que acontecerá na nossa Casa de Retiros Monsenhor Hilton de 16 a 18 de setembro de 2011. Estaremos recebendo de braços abertos os cursilhistas das seguintes Dioceses: Patos de Minas, Curvelo, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Luz(Formiga), Oliveira (Perdões), Guaxupé, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Governador Valadares, além de representantes do GEN (Grupo Executivo Nacional).


Faça sua experiencia! Leve este texto para o seu ambiente essa semana: No seu trabalho, no barzinho com os amigos, em casa, na faculdade...

Assuma esta proposta, discuta este texto, as perguntas
e comente aqui no Blog Alavanca!
Semana que vem tem mais!!!

Padre Carlos Henrique
Divinópolis-MG


(Proposta de Evangelização Ambiental assumida no ultimo Encontro de Pós Cursilho, dia 07/08/2011, Carmo do Cajuru) 

Um comentário:

  1. Irmãos do GED DIVINÓPOLIS, DECOLORES.

    Parabéns pela matéria.
    Conheçam a PCF FORP/USP - ano V
    blog: http://relacionamento-forp1.blogspot.com/

    Não deixem de ler os livros do cursilho e em especial a AR-2012

    Osvaldo
    GED RIBEIRÃO PRETO

    ResponderExcluir