quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Vamos nos fortalecer por aquilo que vivemos"

Estava eu, em uma bela noite de quarta-feira, conversando com um amigo sobre fatos corriqueiros, até que ele me contou um caso de um padre que estava procurando uma companheira para namorar em um programa de televisão (prefiro ocultar o nome como sinônimo de sigilo). Estranhei sua posição de crítica à Igreja Católica, pois além de se declarar católico, há poucos minutos havia me pedido para fazer orações em sua intenção quando eu fosse viajar para Aparecida do Norte.

Discuti com ele sobre o fato, alegando que, primeiramente, tratava-se de um programa de televisão voltado para a massa, que valoriza a vulgaridade, o desrespeito, que perdeu os valores fundamentais, como ética, caráter, e também valores religiosos. Em segundo lugar, comentei a hipótese de que aquele homem, que alegava ser padre, talvez nem o fosse, e provavelmente recebeu uma quantia exorbitante de dinheiro para estar ali.

Enfim, o quero demonstrar com esse exemplo, que é apenas um entre muitos do gênero, é o modo como a vida moderna, ou melhor, os homens modernos, estão tentando desmerecer, desonrar a Igreja Católica, o que implica em desestruturar a religião e até mesmo a fé católica. E o pior: fazem isso em nome do dinheiro, de algo que gera tanta incoerência, tanta desunião, em detrimento daquilo que considero essencial na vida de qualquer ser humano, que é justamente a religião.

Acredito que todos, mas principalmente nós, jovens cursilhistas, devemos ter uma posição firme diante de fatos assim, que denigrem a imagem da nossa Igreja. Para começar, padres são pessoas normais, e como tal erram da mesma forma, e não nos cabe julgá-los. Isso se o que ocorre é realmente como contam. Além disso, há a questão da própria fé. Eu mesma discordo de algumas teorias da Igreja Católica, que não cabe aqui comentar, mas nem por isso permito que minha fé seja abalada. O maior sinal de que estamos no caminho certo não está em templos, nem mesmo em teorias ou dogmas. Devemos sim ter um eixo principal, uma espécie de guia, mas o grande sinal está na própria presença de Jesus em nosso dia-a-dia, não em grandes milagres, mas nos pequenos, que às vezes nem percebemos, como aquela viagem que foi adiada inesperadamente, aquele tombo que você sentiu que alguém te segurou, aquela prova que você não estudou e tirou nota boa, enfim, em fatos que acontecem e são simplesmente sinais da presença de Jesus em nosso meio.

Assim, ao invés de nos abalarmos por aquilo que ouvimos, vamos nos fortalecer por aquilo que vivemos.


Abraços Decolores a todos!


 
Ana Cristina Oliveira Soares
Grupo PARACAJU - Pará de Minas
27º Cursilho Jovem Feminino da Diocese de Divinópolis

3 comentários:

  1. É a mais pura verdade!!! os valores que o mundo defende não são nada parecidos com o que Cristo e a Igreja Católica quer para nós. Por issso constantemente tbm ouço críticas do tipo: ah, religião, novenas, orações, igreja são para pessoas fracas...entre outras bobagens.

    Eu concordo com isso, devemos ser cada vez mais fracos para as coisas do mundo(fraco no sentido de apego e valorização) e fortalecidos dos valores da nossa igreja.
    Assim seremos mais felizes com certeza, e essa certeza se cristaliza sempre que vejo o brilho do olhar de quem é justo, amoroso e temente a Deus.

    Luiz Augusto - Cláudio-MG

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.

    Em nossos ambientes, como cursilhistas, somos testados a todo momento.
    Há pessoas que dizem ter deixado a Igreja Católica por virem aqueles que se diziam fiéis dentro da igreja não praticarem lá fora aquilo que edclaravam lá dentro. Dizem que se esse Deus maravilhoso que proclamamos realmente existisse a miséria e a fome não estariam em todo canto... enfim, em todos os momentos há quem queira no contestar, por em prova nossa fé.

    Precisamos ser firmes em nosso propósito. Se somos a minoria, a exceção, se a maioria dos católicos não é assim, e temos certeza de estarmos no caminho certo...continuemos sendo minoria, sendo éticos, sendo humanos, sendo cristãos, sendo coerentes,seguindo o Cristo e com o Cristo... Enfim, sendo minoria.
    E o mais importante: tentando levar essa minoria a se tornar maioria!!!!

    Abraços DeCoLoReS
    Jordane Soares - Grupo paracaju - Pará de Minas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ana Crsitina,
    você disse uma coisa muito verdadeira,que tem certas coisas q na igreja eu tb nao concordo,mais nem por isso eu deixo de ter fé,de acreditar em Jesus....
    Tem muitas pessoas que precisam ter essa consciência e seguir Jesus que é o nosso maior exemplo e sem ele não damos um passo certo!!!
    È muito bom saber q nosso grupo Paracaju tem pessoas assim como você!!!


    Abraços Decolores!!

    Paracaju- Pará de Minas

    ResponderExcluir