sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O tempo não para!!!






Na nossa vida hoje tudo é muito rápido e breve, não encontramos muito tempo para refletir não é verdade?


 Nem tempo para pensar em nós mesmos, que dirá nos outros.. E até mesmo demorar um pouco nas coisas boas que nos deparamos, para sentir o seu frescor
Todos estamos na correria! quem está fora?

Por tudo isso, o Cursilho está sendo pra mim um ponto de aconchego... onde paro tudo! descarrego as mochilas, retiro os 'badulaques'.

Nos encontros de cursilho colhemos pequenos valores seja de uma reflexão, de testemunhos, uma palavra amiga, um texto, encontros, etc.

Valores importantes, que são baseados na vida de Jesus Cristo que contrasta com os problemas de nossa vida, justificando e clareando as causas de alguns sofrimentos nossos.

E assim a vida vai ganhando sentido, sabor! Este tempo de encontro passa mais devagar e é mais cheio..

A cada dia descubro que gosto mais do que é demorado, o que levou tempo, esforçou-se. Parece uma afronta a realidade atual onde tudo precisa ser rápido, pronto, automático, descartável, sem esforço... para ganhar tempo.

Eu gosto é de galinha caipira! sua carne é mais dura, saborosa. Demorou pra ser formada. um grão aqui outro acolá.

No galinheiro da minha avô as galinhas tinham nome! fazia parte da vida da gente. que coisa!!!

Existem ainda muitos quintais que tem hortas, com chuchú, quiabo, couve, espinafre, etc.

Estes alimentos além de mais saudáveis tem gosto de vida, pitadas de alegria.

É assim também o Cursilho, que sobrevive firme e forte por ter pessoas que acreditam nisso também!

Encontrar tempo para participar deste movimento para mim é como plantar sementes de hortalissas no meu quintal, ou criar pintinhos... pouco a pouco essa miudezas vão brotando, crescendo e montando a nossa mesa.

Alimentos da alma. Estes não se compram em supermercados, não se aprende em faculdades, doutorados.

E assim o trabalho, os estudos, os afetos vão meio que lubrificando, sendo costurados destes valores tão bonitos, que não podem deixar de ser notados até pelo mundão.

 

é o Decolores...'fazendo o mundo ficar mais bonito em nossos corações'.

Luiz Augusto (Lula)
Cláudio-MG

3 comentários:

  1. Querido poeta Lula,
    concordo com você. A correria do dia a dia, nos tira todo o tempo, para nós e para os outros. Deixamos de comer, de dormir, de saborear o convívio com parentes e amigos... e como você foi nos dias de retiro do Cursilho que aprendi a confiar no tempo de Deus. Antes até a missa de domingo era um "compromisso" a ser cumprido na agenda da semana. Tudo era cronometrado, não havia espaço para mais nada. Será? Três dias e três noites para quem tinha dois empregos, estudava, cuidava da família...me parecia quase impossível dizer sim ao convite de amigos cursilhistas. Rezarei eternamente por eles! Fui e aprendi a "viver a vida". Hoje, continuo com os mesmos compromissos de antes, dois empregos, estudo, família, mas agora tenho tempo para Deus, as tarefas aumentaram, mas agora tenho algo que antes não conhecia, o prazer de servir a Deus em pequenos gestos, sempre com o apoio de outros amigos/irmãos cursilhistas: encontros, catequezes, missas, retiros, reuniões com grupos variados.
    Como você aprendi a esperar e a saborear esta espera. Fiz minha inscrição para trabalhar no retiro deste ano e foram meses de espera e preparação, não poderia ser diferente, era o melhor a ser feito, queria tanto ir, mas não sabia fazer nada do que constava na ficha, cozinhar, dirigir, cantar, fui fazer algo que anos e anos de estudo não me ensinaram a fazer, aprendi em casa, com minha mãe: "Varre direito este chão, menina, olha os cantos, sacode este tapete, banheiro tem que ser bem lavado, não adianta preguiça nem cara feia, a sujeira não vai sair correndo de você!" E foi assim, de avental e lenço na cabeça que vivi um dos melhores finais de semana deste ano, rezando para me chamarem em 2010!
    Para a Ultréia diocesana foram meses e meses de trabalho: barracas, feiras de pastel, rifas e muitas reuniões, Padres Paulo Sérgio e Ulysses, Juliana, secretária da paróquia, que o digam! Horas e horas ao telefone e ao computador, tudo para realizarmos um evento de poucas horas... mas valeu, graças a Deus, correu tudo bem e como diz a música: "Começaria tudo outra vez, se preciso fosse, meu amor!"
    Sábias as palavras: "Nada é demais se é Deus quem pede."
    Que Ele permita que outras pessoas como eu, você e tantos outros tenham a felicidade de aprender a viver e apreciar "o tempo de Deus".

    "Venham todos que este é o caminho, cantemos louvores, ao Cristo na cruz..."

    Thaís Helena
    Cláudio-MG

    ResponderExcluir
  2. Lula,

    Que bela reflexão, sobre o tempo, sobre o que é realmente importante.
    Tão contemporânea, tão atual e mal paramos para refletir sobre isso.
    É verdade, tudo o que é feito com calma, com dedicação e amor tem mais sabor. As coisas corridas são feitas automaticamente. Não paramos para pensar como fazer, apenas fazemos, sem saborear o momento.

    A vida de hoje é muito corrida, não temos tempo para conversar, fazer uma visita a um amigo, mal conhecemos os nossos vizinhos.
    A vida moderna é individualista, egoísta.
    É cada um por si.

    Quem me dera voltar no tempo dos meus avós, quando ainda se sentava na calçada e ficava vendo o tempo passar, quando se escutava o canto dos passarinhos.
    Hoje não. Tudo é muito rápido. E temos que dar conta de tudo, senão, não conseguimos acompanhar as mudanças do século XXI.

    O certo é que temos que dar valor às pequenas coisas: andar descalça, comer uma fruta no pé, assistir a beleza do pôr-do-sol...

    Mas como o meu pai diz: Tempo é questão de preferência.
    Temos que preferir fazer o que realmente importa, o que nos faz feliz.
    Temos que colocar um freio na correria do dia-a-dia e dedicar mais tempo ao outro. Não há nada mais belo do que servir.
    E servindo ao outro servimos a Deus.

    Portanto, só depende de nós para mudarmos. É uma questão de escolha.

    Abraços Decolores.

    Bruna Ellen - Divinópolis - MG

    ResponderExcluir
  3. Lula,

    estamos vivendo sempre no futuro, esperando coisas boas acontecerem, programando sempre o amanhã. Não nos damos conta de que a vida está passando, que a felicidade é agora, é hoje.

    Apenas o abrir dos olhos ao amanhecer já é um milagre de Deus, um almoço com a família reunida, um passear ao fim do dia ao som dos pássaros (que parecem mais felizes que nós!), observar o céu estrelado, sentir o cheiro do mato...

    O movimento de Cursilho nos traz essa realidade que deve ser vivida no nosso dia-a-dia: a simplicidade, o compartilhar, o meditar, o servir, as boas energias, o tempo de reflexão, de fé, de paz.

    Devemos tirar daí a grande lição: saborear o hoje de tal forma que nos faça desejar um amanhã igual!

    Um abraço,
    Acrísio Gomes - Divinópolis - MG

    ResponderExcluir