sábado, 19 de setembro de 2009

Os Anônimos do Evangelho



Outro dia entrei no site e li uma mensagem do Robson agradecendo o “peregrino de Santiago” responsável pela elaboração do site e das constantes atualizações. Fiquei pensando por alguns instantes e agradecendo a Deus pela vida deste rapaz.
Isso me fez pensar sobre algo que tenho rezado há algum tempo, os anônimos do Evangelho! Pessoas que se dedicam muitas vezes no anonimato para a construção do Reino.

Você já parou pra pensar nisso? Quantas pessoas diariamente passam por nós nas ruas, calçadas, ônibus, pessoas que sequer sabemos o nome, nem imaginamos quantas delas são apóstolos, profetas, santos anônimos.

Os evangelhos estão marcados por anônimos. No nascimento de Jesus nenhuma autoridade famosa estava lá prestigiando o maior nascimento da história da humanidade, o evangelho nos diz que haviam alguns pastores. Quem eram eles? Não sabemos sequer o nome deles. Os líderes religiosos não testemunharam o nascimento do próprio Deus, no lugar deles alguns estranhos, desconhecidos, anônimos.

E aqueles quatro rapazes que desceram o amigo amarrado em uma maca pelo telhado para que Jesus o curasse. Jesus chega a dizer que jamais viu tamanha fé, também não sabemos o nome deles.

Quem será que amarrou aquele burrinho que Jesus utilizou pra entrar na festa do domingo de ramos? Quem o deixou a disposição para Jesus?

E a casa onde aconteceu a Santa Ceia? Jesus orientou dois discípulos a prepararem tudo no segundo piso da casa, o “segundo andar” era o lugar nobre das casas. Quem foi este homem que disponibilizou a própria casa para aquela última refeição do Senhor com os seus?

No caminho do calvário quando a maioria dos apóstolos, tão conhecidos por nós, já não estavam com Jesus, o evangelho diz que algumas mulheres vieram ao seu encontro. Quem eram essas mulheres que vieram se encontrar com Jesus quando tantos o tinham abandonado?

A samaritana traz o nome de sua terra, a ela Jesus se revela como o messias em um dos mais belos diálogos da Bíblia. Aquela mulher será portadora da “boa notícia” em sua terra. Seu nome... não sabemos.

Poderíamos escrever muitos outros exemplos, mas estes bastam para entendermos que pouco importa se o mundo, o padre, o fulano ou o ciclano sabem seu nome, se você é ou não conhecido. Deus nos conhece a cada um e nos chama pelo nome! Não importa se somos anônimos, o Reino de Deus cresce a cada dia com a força e dedicação dos apóstolos/discípulos/servos anônimos.

De certo sabemos o nome de quem utiliza o microfone para cantar, para fazer mensagens e palestras, mas raramente saberemos quem fez a parte elétrica e disponibilizou aquela tomada para ligar o som. Deus conhece o coração de ambos e os chama pelo nome.

A propósito, você sabe o nome de quem plantou aquela árvore na rua da sua casa, ou na rua de cima? Você sabe o nome de quem lavou os banheiros no cursilho que você fez? E quem ministrou o curso de batismo para seus pais e padrinhos para a ocasião do seu batizado? Qual o nome das pessoas que contribuíram para que o alimento chegasse ao nosso prato na refeição de hoje? Esse você sabe com certeza: quem buscou você na sua casa e o levou na quinta-feira para o cursilho? E quem levou suas malas para o dormitório quando você chegou lá?

O mundo é barulhento, faz alarde, o Reino não! O Reino cresce silencioso, aqui e ali, não percebemos, mas, nesse tempo que ficamos juntos aqui lendo esse texto, ele cresceu um pouco mais em diversas partes do mundo a partir de um sorriso, de um abraço, de uma palavra coerente, de um ato de justiça. O Reino segue acontecendo a partir de pequenos gestos praticados por anônimos.

Que Deus nos conceda a graça de sermos, sempre que o Senhor desejar, anônimos que servem com doçura e alegria.

 

Rezemos juntos pelos anônimos do evangelho.


Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...



A. Luiz

4 comentários:

  1. A todos os anônimos espalhados pelo mundo inteiro: agradecemos a coragem, ousadia, simplicidade e amor. Anônimos para o mundo porém íntimos de Cristo. Não são o centro da história, mas fazem parte dela. Por isso já dizia Adélia Prado...'os retalhos formam novos núcleos'

    Ass.: Anônimo da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Somos anônimos perante o outro, mas somos "conhecidos" perante DEUS. Deus sabe e vê tudo. Nossas ações são para Ele.
    Portanto, continuemos a fazer o bem e a evangelizar em qualquer ambiente, seja no trabalho, seja na família, seja na diversão. O caminho é Jesus e é para Ele que nós vivemos, anonimamente, espalhando as maravilhas de Deus.

    Ass: Mais uma anônima.

    ResponderExcluir
  3. Servir a Deus no anonimato não quer dizer ser descompromissado com as coisas de Deus.
    Muito pelo contrário porque no anonimato a palavra servir ganha um sentido bem especial, na medida que nao se espera reconhecimento. Só que não nos esqueçamos que no anonimato podemos também exercer um certo protagonismo.
    Deus precisa de todos.

    Mais um anônimo

    ResponderExcluir
  4. AMEI o texto.

    Por sempre ocupar equipes "insignificantes" em diversos encontros, muitas vezes me senti "inútil", como se não estivesse cumpprindo bem a missão que Deus me reservou, como se estivesse fazendo menos do que eu podia, menos do que as outras pessoas, menos do que Deus merece...

    é bom saber que existem pessoas que reconhecem o esforço destes tantos que, como eu, têm pelo menos tentado servir a Deus de coração, ainda que nem todos notem...

    ResponderExcluir