quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um furacão me carregou.

No início do ano de 1979, fui convidado pelo Rafael Fernandes, para participar de um encontro religioso. Como várias pessoas, relutei em aceitar, até que respondi que aceitaria, mas com a condição de que teria que ser fora de Divinópolis, pois temia não gostar, e sendo aqui seria mais fácil sair e voltar para casa. Naquela época havia um intercambio entre as Dioceses, que trocariam duas pessoas para fazerem o Cursilho entre as Dioceses. Fui então juntamente com o Raimundo Machado em 24 de maio de 1979 para a cidade de Congonhas, que faz parte da Diocese de Mariana. Foram nos levar, o Rafael Fernandes, o Silvério e o Tininho Machado. Esperamos o bota-fora na Toca do Daniel. Na volta o Jose Bosco, pai do Silvério, substituiria o Tininho.

Falar das maravilhas encontradas naquela casa, torna-se desnecessário, pois o Cursilho entrou como um furacão na minha vida e até hoje não consigo me ver fora dele. Na viagem de volta, dia 27 de maio de 1979, já fazia planos para ingressar em um grupo, e logo na semana seguinte, exatamente no dia 01 de junho de 1979, fundamos o Grupo São José da Paróquia da Catedral, e elegemos o Padre Evaristo para ser o nosso guia espiritual. Sem interrupções, o nosso grupo está perseverante até hoje, e já são 30 anos. Já passaram muitos amigos pelo grupo e hoje fazem parte Rafael Fernandes, Zé Antonio, Alemão, Corgozinho, Milton, Fernando Fernandes, Rafael Borgo, Roberto Meneses, Ilgair, Breno Cezar e eu. Toda 2ª. Feira nos reunimos e na última reunião do mês, fazemos uma celebração da Palavra na comunidade Ampare.

Quando nos Cursilhos são apresentadas alavancas de varias partes do mundo, mostrando o amor e a união entre os cursilhistas através das orações, muitas pessoas podem imaginar que não são verdadeiras aquelas mensagens. Para contradizer isto, pude comprovar pessoalmente no ano passado, quando estava em Santiago do Chile, recebi a Eucaristia de uma senhora que carregava no peito o nosso Crucifixo, então ela disse que era Cursilhista e estava muito feliz por participar de nosso movimento. Senti-me como se estivesse em casa, apesar da distancia , tal a alegria demonstrada por ela. 

Todos estes anos, fui acompanhado e incentivado em tudo que se relacione com o Cursilho pela minha esposa, também cursilhista Marilia de Cássia. Também minha filha Bruna Ellen com seu marido Rafael Borgo, cursilhistas, e minha filha Renata Kelly, não medem esforços para me ajudar quando solicitado para algum trabalho nos Cursilhos. Sem eles não teria forças para seguir na caminhada. Meu eterno agradecimento a todos eles.

Imitando as palavras de São Paulo, conforme Gálatas 2,20, poderia até dizer, que já não sou eu que vivo, mas é o Cursilho que vive em mim.




Acrisio Gomes.
 Grupo São José (Catedral)
Divinópolis

13 comentários:

  1. Papai,
    É com grande alegria e um imenso orgulho que leio o seu depoimento no blog.
    Um relato sincero e profundo mostrando um pouquinho da sua vida no movimento do Cursilho.
    Tudo começou há trinta anos para você, e também há trinta anos que todos nós de sua família vivemos o mesmo amor pelo Cursilho. Você é o nosso maior exemplo.
    Foram anos de dedicação e trabalho sempre recompensados pelo amor de Jesus. E ainda virão muitos e muitos anos, pois, o Cursilho precisa de você.
    Quantas e quantas "copas" já foram arrumadas com tanto carinho: milhares de pratos, copos, talheres, travessas, comidas... tira tudo... limpa tudo... arruma tudo de novo... Ufa! Mas é tão gratificante!
    Só o seu sorriso e sua alegria no final de cada Cursilho compensa tudo.
    Vamos sempre cantar o hino da alegria! Decolores!
    Então, para finalizar, obrigada por você ser um exemplo de caráter, de dignidade, de cristão comprometido.
    Obrigada por você ser o melhor pai do mundo. Te amo!
    De sua filha e seu genro (que tem você como um pai), Bruna Ellen e Rafael Borgo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o testemunho do Sr. Acrisio e tambem o comentario da Ellen e do Rafael.
    Dá pra ver como a dedicação do Sr. Acrisio ao Movimento de Cursilho tem produzido frutos em seu ambiente familiar.

    O Sr Acrisio comentou outro dia que esta acompanhando de perto tudo que acontece aqui no site.
    Muito importante este apoio!!! Serve de exemplo pra mais gente participar e nos ajudar a melhorar este espaço.
    Muito obrigado mesmo Sr. Acrisio.

    Exemplos como este, nos mostram que o amor ao Movimento e o compromisso com Cristo, nos torna participantes de uma mesma Família... verdadeira Familia Decolores!!!

    Robson

    ResponderExcluir
  3. Sr. Acrísio, me identifiquei com o seu testemunho pelo título: Um furacão me carregou.
    Que título lindo.
    Realmente o Cursilho chega em nossas vidas como um furacão. Tira os nossos pés do chão, nos dá uma sacudida e nos mostra que o verdadeiro caminho é Jesus.
    Foi no movimento do Cursilho que eu encontrei forças para vencer as batalhas do dia-a-dia.
    E assim como o Sr. , também quero ter o privilégio de ter 10, 20, 30 anos ... de Cursilho, participando efetivamente desse movimento de alegria e amor.

    ResponderExcluir
  4. Me leva furacão......Faz um Tsunami em mim, varre estes cacos que me pesam, deixa só o que é sólido, verdadeiro, merecedor. Ah!!! que dure em mim tbm 30, 40 anos...e quem sabe um dia meus filhos possam postar um comentário lindo desse em um post meu. Amém.
    Lula - Cláudio-MG

    ResponderExcluir
  5. Oi papai.
    Depois de um dia de trabalho seguido de uma noite na faculdade fiquei muito feliz de chegar em casa e ler seu depoimento acerca da sua fé e dos seus hábitos religiosos.
    Faço minhas as palavras da minha irmã: você é o melhor pai do mundo! Um exemplo a ser seguido.
    "Decolores" é um hino que faz parte de nossas vidas e não consigo me imaginar sem ele... é uma emoção tão grande que, mesmo depois de escutado, ano após ano, ainda emociona e faz a gente chorar.
    Enfim, eu amo você e pode ter certeza que seu papel de bom pai, bom amigo, bom cidadão, bom cristão está sendo cumprido e vai servir de exemplo para todos a sua volta.
    Um beijo da sua filha Renata Kelly.

    http://www.youtube.com/watch?v=-OWvVo-O0D8&feature=related

    ResponderExcluir
  6. Acompanho o dia-a-dia desta família e posso testemunhar a Presença de Cristo Ressucitado na vida de cada membro pertecente a ela.
    Continueem firmes na Fé !
    Saudações Decolores .
    Carlos Lucio

    ResponderExcluir
  7. Acrisio, é uma Benção ter você em nosso Movimento.
    Abraços Decolores,

    Edilson S.Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela fé e perseverança que o sr. traz consigo e que é transmitido a todos que estão ao seu redor; sou privilegiado de ser um desses. Continue firme nesta caminhada sendo um exemplo a todos nós cursilhistas. Abraços Decolores. De seu afilhado, Breno Cézar.

    ResponderExcluir
  9. Tamanha alegria percebo nos olhos da Rê quando escuto ela falando da família que ela tem. Vejo o tamanho da felicidade dela!!!

    Quando ela me contou to fato que aconteceu no Chile, chegamos a conclusão de que não era uma mera coincidência(e sim a fé, o amor de Jesus) aquela mulher que ali apareceu, veio realmente trazer o que há de melhor.. A EUCARÍSTIA!

    Que os frutos do Cursilho leve para a sua família a felicidade hj e sempre!

    Abraços, Thi.

    ResponderExcluir
  10. Acrisio,

    Fiquei emocionada ao ler o seu depoimento no blog.
    Sempre vi o quanto é importante o Cursilho em sua vida.
    Fico feliz por você ser tão querido por todos do movimento do Cursilho. Isto é o reflexo da sua dedicação e empenho.
    Sempre que você é convidado para trabalhar em um Cursilho, meses antes você já começa a se empenhar para que tudo dê certo. Você prepara tudo com tanto carinho esperando que todos se sintam acolhidos e felizes.
    E ao final de cada Cursilho parece que foi o primeiro. Você fica tão emocionado e feliz que transmite a todos que estão em sua volta. A sua felicidade contagia.
    O batido do bumbo e o canto Decolores invadem pelo ambiente e enchem os corações de alegria. É neste momento que nós sentimos: mais uma missão foi realizada.
    Hoje eu só tenho que agradecer a Deus pela nossa família.
    Nós dois, juntamente com nossas filhas, temos a graça de sermos uma família cristã, e não há nada mais bonito do que a união da família.
    Conte sempre conosco, estaremos sempre ao seu lado.
    Você é muito importante para nós.
    Te amo.
    Beijos de sua esposa,
    Marília de Cássia.

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo o depoimento. Mais ainda os comentários dos filhos.

    é realmente uma alavanca para todos nós, Cursilhistas, poder ver que o Cursilho pode, realmente, ser vivido em família.... que não estamos sozinhos tentando viver nosso 4º dia... que o Movimento de Cursilhos faz efeito... e envolve a tantos outros como envolveu a mim...

    que não é preciso fazer milagres para demonstrar a fé, basta vivê-la no dia-a-dia, dando exemplo nos nossos ambientes...

    E como disse sua filha... o Decolores é NOSSO hino, nosso grito de guerra, nos alegra o coração e abre sorrisos.... que continue assim!!

    abraços Decolores

    Jordane soares - Grupo Paracaju - Pará de Minas

    ResponderExcluir
  12. Sr.Acrísio,
    O senhor não me conhece, mas eu o conheço "bastante". Não pessoalmente, mas pelos relatos de sua filha Bruna. Através da Bruna aprendi a respeitá-lo e admirá-lo e a perceber o quanto uma família cristã é fundamental na formação do caráter de uma pessoa. Quero parabenizá-lo pela persistência na fé,afinal são 30 anos de caminhada, apesar dos percalços da vida e também pela missão que o senhor está cumprindo brilhantemente que é "SER PAI".
    Um abraço,
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Tio Acrísio,

    Esse é o sentimento do 4º dia, nós saimos com os cabelos "esvoassantes", por causa deste tsunami, este é DEUS nos sobrando o Espírito Santo, como ELE fez com os Apóstolos, e nos dizendo calce as sandálias, arregace as mangas e vá pregar o meu Evangelho.

    Leonardo Villano

    ResponderExcluir