sábado, 3 de outubro de 2009

Em busca da Felicidade

Felicidade! Expressão que nos tempos atuais mais se almeja e busca conquistar. São inúmeras as ofertas e opções de “felicidade” que a contemporaneidade nos tem oferecido, mas podemos observar que na realidade o homem, a cada dia, se torna mais melancólico e infeliz.

Tudo isso provavelmente se deve porque o ser humano, vivendo em um meio que gera transformações em tempo recorde, marcado pelo individualismo, pela alienação, e pela falta de princípios éticos e sociais, ainda não encontrou o verdadeiro sentido de viver.

Eis a grande questão: “Qual o sentido da vida?”. Esta indagação nos leva a refletir sobre qual o verdadeiro sentido de viver. E na maioria das respostas poderíamos concluir que falte sempre um algo a mias.

Vivemos numa sociedade marcada pelo ter, poder e prazer, e isso, tem feito com que a pessoa humana se distancie cada vez mais da verdadeira arte de viver.

Numa busca frenética pelo sucesso e realizações, o humano perde o verdadeiro sentido da existência, pois, a redução da capacidade de se realizar em pequenos gestos e ações torna quase impossível em vista de ofertas e opções irrenunciáveis.

Sendo assim, por que o ser humano não se realiza, concretiza e ama?

Se somos seres criados à imagem e semelhança do Criador, certamente nosso objetivo deve ser buscar as coisas do alto.

“Assim um grande segredo para a felicidade é ‘não olhar para trás’. Por isso, além de não olhar para trás, é preciso não se deter, não parar, não estacionar. A vida é dinâmica” (Pe. Léo, scj).

E nesta dinâmica da vida é que precisamos estabelecer metas e delimitar para onde ir e ser persistente nesta direção. O céu é o destino para quem pensa grande, sonha grande, ama grande, age grande e tem coragem de viver pequeno.

Nisto consiste o verdadeiro sentido da vida, viver pequeno em nossa trajetória terrestre, visando ser grande na morada definitiva, contemplando Deus face a face. Eis o nosso grande desafio!


Leonardo Moisés de Azevedo
Bacharel em Fisioterapia UI
Bacharelando em Teologia Puc-Minas

4 comentários:

  1. E neste dia de São Franscico de Assis, ninguém melhor do que ele para nos ensinar como viver a felicidade na simplicidade, como ser digno na terra e ser reconhecido no céu. Paz e bem!
    Viva São Franscico!
    Lorena - Crescendo em Cristo

    ResponderExcluir
  2. oi Leonardo, rapaz parabéns por esta reflexão.

    É verdade viu, buscamos a felicidade a todo tempo, a qualquer preço, doa a quem doer. Buscamos para encontrá-la, e...não a encontramos. Talves ela não precise ser buscada, por não estar distante. Ela está por aí...sendo, cumprindo em vidas simples, sofridas, belas!

    Ah mas quem não quer ser feliz? Desejo mais nobre de todo ser humano. O mundo sabe disso e muito bem, por isso nos oferece todo dia a 'felicidade' parcelada em 10x no cartão de crédito.

    Vc definiu bem, viver 'pequeno' como Jesus viveu é o jeito que ela se manifesta! Ela deve ser delicada como uma flor, frágil igual cristal, não se manifeta de qualquer jeito, em qualquer peito.

    ResponderExcluir
  3. Realmente... desafio nosso, seres humanos!!!!

    adoreiiiiii seu texto!

    Jordane Soares - Pará de Minas

    ResponderExcluir
  4. Leo, foi excelente a sua colocação nesta reflexão, pois é o que devemos parar e pensar em nosso dia-a-dia. Muitas pessoas estão perdendo o sentido de saber saborear a felicidade de viver, como você disse: "A nova era do ter, poder e prazer". E com isso percebemos que muitas pessoas buscam a felicidade nesta "nova era". Jesus não buscou felicidade ai, e assim nos mostrou onde a encontramos. Que então através desta reflexão do Leo possamos parar e pensarmos se realmente estamos sabendo buscar a felicidade completa para nossa vida. Felicidades a todos e principalmente a você, meu grande amigo Leo. Abraços.Ségio - Pará de Minas

    ResponderExcluir