quarta-feira, 2 de setembro de 2009

68º Cursilho Masculino Adulto (27 a 30 de Agosto de 2009)

Em abril de 1.976, o saudoso P.e Raul Silva me procurou e me convidou para fazer o cursilho. Perguntei a ele o que era.
Ele me respondeu que era um encontro que aconteceria em Divinópolis, nas Obras Sociais da Diocese, mas que ele não saberia bem o que era, mas que era coisa boa.

Como o convite partiu de um sacerdote, não questionei mais nada e aceitei na hora. E no período de 14 a 17 de maio de 1.976, participava daquele 12º Cursilho masculino da Diocese de Divinópolis.
Mal sabia eu que este Cursilho ia fazer uma transformação radical na minha vida. Pois pude constatar as maravilhas que o cursilho proporciona, pude sentir naqueles dias o que Pedro, Tiago e João sentiram no Monte Tabor e também eu queria armar ali uma tenda. Mas Deus queria que voltasse e pudesse ser Igreja no coração do Mundo.
Entusiasmei-me tanto com a Igreja e com o Cursilho, que isto me custou uma transferencia de serviço de São Gonçalo para Pitangui, mas como Deus tem planos que a gente nem desconfia, esta transferencia me fez crescer ainda mais tanto profissionalmente como me enganjou ainda mais no Cursilho, pois pude conviver com irmãos maravilhosos naquela cidade ( são tantos que vou citar apenas 03 que foram marcantes em minha vida, os saudosos Padre Guerino, Waldemar Campos e Tasso Lacerda), e que proporcionaram a possibilidade de ser coordenador do Movimento naquela cidade.
Os anos foram passando e as convocações para trabalhar nos cursilhos surgindo não pela capacidade, mas pela minha fidelidade ao Movimento e pela benevolencia dos irmãos. Mas num pequeno período de minha vida afastei-me das atividades do movimento, mas o cursilho não afastava de mim, a saudade era tanta que eu queria voltar, mas pela minha pequenez tinha mêdo de não ser aceito novamente, até que um dia o querido amigo Fernando Novais, chegou com um convite para trabalhar na cozinha do Cursilho feito para os irmãos das casas de recuperação do vicio do alcool e das drogas, minha pequenez era tanta que disse ao Fernando que tinha medo de não ser aceito, quanta ignorância, mas a saudade dos irmãos era tanta que mesmo com medo vim participar das dinamicas, e como não poderia ser diferente fui recebido com o carinho de sempre, que alegria e que alivio quando Rafael Fernandes me abraçou e me disse da sua satisfação em me ver ali novamente- pude sentir como Deus é maravilhoso e rico em misericórdia pois eu era o retrato do filho que abandonara a casa e agora voltava.
Voltei com a mesma vontade de sempre, com ardor renovado, voltei a participar das reuniões de grupo, das ultreias, assumi a coordenação do SED em São Gonçalo, e com isto a participar também das atividades do GED, como as Assembléias dos encontros de liderança, das ultreyas Diocesanas,e ai os convites para trabalhar nos cursilhos também voltaram.
Fui então convocado de ultima hora para substituir o irmão Leonardo Baioneta no 67º cursilho masculino que seria o coordenador e fiquei então como base ficando a coordenação a cargo do querido irmão Antonio Cantor. E como fui base naquela oportunidade coube-me então a felicidade de Coordenar o 68º Cursilho masculino adulto de nossa diocese que foi realizado de 27 a 30 de agosto de 2009.


Que maravilha foi conviver neste cursilho com tantos irmãos queridos, a equipe da cozinha magnificamente coordenada pelo Acrisio e santamente espiritualizada pelo nosso irmão Rafael Fernandes, multiplicava-se em orações, a equipe interna tão entrosada e com tanta unidade que os trabalhos fluiam tranquilamente e nem precisavam de um coordenador, nosso irmão Marquinhos que foi o base verificava tudo e ficava tão perto de mim e me transmitia segurança.
Além da graça de poder contar com 02 Diretores Espirituais Frei Patricio e Padre Francisco que transmitiam paz,tranquilidade e segurança, além da colaboração do querido Padre Edmar e da visiata que tanto nos honrou de Padre Marcos, pároco de minha cidade, as alavancas vindas de diversas partes do mundo, abundantes em orações faziam com que o Espirito Santo abundasse de bençãos e graças os corações dos irmãos pois pudemos constatar através dos testemunhos dos neo- cursilhistas as transformações realizadas.
E para culminar, a recepção calorosa de todos que nos aguardavam e que nos proporcionaram momentos de rara beleza em nossa entrada alegre e festiva para encerrar com a Santa Missa, este que foi mais um marco em minha vida- o 68º Cursilho Masculino adulto da Diocese de Divinópolis.

Nosso patrono neste cursilho foi São José e como patrono das familias, nosso cursilho transformou-se numa verdadeira familia, unida num só próposito servir sempre a Deus, servindo aos irmãos.


Saudações De Colores

Osvaldo Batista

São Gonçalo do Pará

Um comentário:

  1. O mais facinante no Movimento de Cursilho, é que ele realiza sua missão através do testemunho de cada um de nós... testemunho que nem sempre é só de vitória, mas principalmente de muita luta... Essa é a essencia que move tantas pessoas a serem tão apaixonadas pelo Movimento.
    A você, amigo Osvaldo, que Deus lhe abençoe cada vez mais, você tem sido um exemplo de cursilhista para todos nós que estamos chegando agora no MCC. Ao ver vc no vídeo da Casa de Retiros Monsenhor Hilton, podemos perceber como já naquela época seu compromisso, sua disponibilidade para com o Movimento.
    Que o 68º Cursilho seja realmente um divisor de aguas na vida de todos os participantes, cursistas e equipe.
    Forte Abraço a todos
    Robson

    ResponderExcluir