Livro de Nuno Tovar de LemosPessoal, gostaria de compartilhar com vocês sobre um livro que li a pouco chamado o príncipe e a lavadeira.
Este livro apresenta lindas histórias dentre elas selecionei uma para termos uma idéia de quão bom é este livro.
A história do Príncipe e a Lavadeira
Ela é mais ou menos assim:
...Em um reino encantado havia um grande Rei que vivia em seu magnífico castelo.
Seu reino era perfeito, o Rei tinha muita bondade em seu coração, praticava a justiça e amava a verdade.
Este Rei tinha um filho, um Príncipe!
Certa vez este príncipe andava sozinho pela aldeia de seu reino.
Nesta aldeia muitos camponeses vivam felizes com simplicidade e trabalho em torno do reino, servindo o grande Rei.
Em um destes passeios o príncipe viu uma linda e jovem moça que lavava roupas em um rio da aldeia.
Essa moça era uma jovem lavadeira, humilde da aldeia e filha de camponeses.
Sem que a moça percebesse, o príncipe ficou olhando a simplicidade e beleza daquela moça, até que percebeu que ele estava completamente apaixonado pela moça;
Decidido a casar com a moça ele sabiamente pensou:
Se eu for até a casa daquela moça pedí-la em casamento certamente ela aceitará. De fato, todas as moças da aldeia queriam se casar com o príncipe, para ter uma boa vida de princesa no castelo do Rei.
Então o príncipe, tomou uma atitude surpreendente: Resolveu deixar o reino de seu pai, e despir de todo luxo que possuía para viver como um simples camponês trabalhador daquela aldeia.
Desta forma ele pretendia conquistar a jovem lavadeira sem que ela percebesse que ele era o príncipe, para assim estabelecer um amor verdadeiro e concreto entre os dois, e assim ele saberia se aquela seria a princesa a qual merecia viver para sempre com ele no reino.
E assim foi feito, disfarçadamente, pouco a pouco o príncipe (que já vivia e trabalhava com os componeses) foi conquistando o amor da lavadeira, com paciência e dedicação ele se doou completamente a tarefa de conquistar seu grande amor.
Quando eles se casaram, por fim, o príncipe revelou sua verdadeira identidade à lavadeira que sempre foi uma princesa, e os dois viveram felizes para sempre no castelo do reino encantado!
Este é o final da história. Neste livro o autor faz uma linda comparação da vida de Jesus Cristo com este príncipe.
Ele nos conduz a imaginar que o príncipe é Jesus Cristo, e a lavadeira somos nós, a humanidade.
O grande Rei sabiamente consente que o príncipe deixe sua vida de riquezas no reino encantado onde tudo é perfeito, para que o príncipe viva como um simples camponês com o objetivo total de conquistar a lavadeira seu grande amor, para unir-se para sempre a ela, e levá-la a morar com ele no reino encantado.
A sabedoria de Jesus é algo divino, assim como o príncipe ele abre mão de toda a sua riqueza e poder, para viver uma vida simples de humilhação apostando apenas no amor como sua grande arma.
Na história, a lavadeira se rendeu às qualidades daquele camponês, nós porém nem sempre reconhecemos o grande príncipe entre nós, e assim não nos apaixonamos por ele, e vivemos a vida toda esperando o príncipe encantado nos moldes padronizados de nosso jeito de pensar.
Recomendo a leitura deste livro, é um belo livro cheio de histórias lindas, meio poéticas assim, enfim. Como nos diz o próprio autor: "Histórias simples para falar de Deus e de nós"
Se você leu algum livro que gostou compartilhe sua experiência. comente aqui sobre este livro.
Que eu tbm quero ler rsz..
Abraços
Luiz Augusto