terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Por que busca-se a Deus"

Após o episódio da multiplicação dos pães, Jesus, ao perceber que a multidão queria levá-lo para proclamá-lo rei, retirou-se sozinho para um lugar a parte. (Cf. Jo 6,15) Parece que as pessoas saciadas pela ação de Jesus, não conseguem entender o sinal que o Mestre realizara. Confundem sua missão.
Ao se darem conta que Jesus não está mais entre eles, nem os discípulos, subiram às barcas e foram buscá-lo em Cafarnaum. (Cf. Jo 6,24)

Ao encontrarem o Senhor, estabelece-se um diálogo que chama-nos muito a atenção. Jesus afirma que aquelas pessoas não o estão procurando pelos sinais que viram, mas porque lhes era cômodo ou conveniente, afinal, comeram pão e ficaram satisfeitos. (Cf. Jo 6,26)

Diante disso, pergunta-se: Por que busca-se a Deus? Por quais motivos as pessoas colocam-se à procura de Jesus? Será que o procuram porque reconhecem Nele sinais da revelação de Deus que salva, ou simplesmente porque é útil estar na sua presença?

Não se pode estabelecer com Deus uma relação utilitarista, onde, enquanto Ele resolve problemas e soluciona conflitos, continua-se com Ele. Caso não faça mais, isso será abandonado!

As pessoas que buscam Jesus após a multiplicação dos pães, querem que Ele continue resolvendo seus problemas sem que tenham que se comprometer. Por isso é conveniente que Ele seja rei. Não percebem que não existirá mais fome quando se sensibilizarem e partilharem, quando não mais acumularem desnecessariamente. Não notaram que o “milagre” realizado por Jesus, mais do que no pão, aconteceu no coração deles.

Muitos que hoje buscam a Deus para que Ele dê solução aos seus problemas, também não percebem que Deus não é mágico, e que, a solução de seus conflitos depende de que se comprometam. Que descruzem os braços e se responsabilizem por seus atos.

A relação com Deus deve ser estabelecida na gratuidade, não no utilitarismo. Deve-se buscar a Deus como quem busca um amado amigo que pela simples presença faz o outro sentir-se melhor. Não se busca a Deus para tirar vantagem ou lucro dessa relação. Busca-se a Deus porque Ele é Deus! Isso é relação gratuita! Isso é amizade!


Pe. Emerson Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário