sábado, 1 de agosto de 2009

“Ser Jovem não é um Privilégio, é uma Responsabilidade”

20 anos de Caminhada Jovem em nossa Diocese...

Louvado seja Deus, por ter tocado o coração daqueles que se comprometeram com o desafio de realizar um Cursilho para Jovens naquele ano de 1989.

Digo desafio porque, segundo a Sra. Elisa Franca, Coordenadora do GED naquela época, poucas haviam sido as experiências nacionais em realizar Cursilhos para Jovens. Segundo a mesma, ao participar de uma Assembléia Nacional, foi proposto que se realizassem tais Cursilhos, e nosso Ged, na pessoa da Dra. Elisa assumiu prontamente o compromisso, e posteriormente com o apoio do Sr. Wirley Lasmar e demais membros do GED realizaram naquele ano de 1989 o 1º Cursilho para Jovens de nossa Diocese, nas Obras Sociais em Divinópolis.

Já naquela época, apesar de todas as dificuldades e resistências, o compromisso de Evangelizar Jovens através do Cursilho falou mais alto, e após o primeiro Cursilho, outros tantos foram se realizando.

O fato é que, de 1989 pra cá, podemos até ter em conta quantos Cursilhos foram realizados e quantos jovens passaram por esta experiência em nossa Diocese, mas jamais poderemos mensurar quanto bem Deus proporcionou na vida destes tantos jovens através do Cursilho, em seu dia a dia, em suas famílias, e em seus ambientes. De lá pra cá o Cursilho formou muito mais do que Cursilhistas, mas principalmente muitos Apóstolos...

De tal compromisso missionário, assumido em 1989, resultou que hoje, 20 anos depois, em nossa Diocese, o Cursilho Jovem continua peregrinando com passos firmes, estando presente em quase todas as cidades, buscando uma maturidade nos métodos e formas de apresentar Jesus Cristo aos jovens, nos ambientes em que os jovens estão presentes.

A cada dia, a cada reunião, a cada encontro, a cada celebração, vemos que os Grupos Jovens tem cada vez mais buscado preparar melhor seus pré-cursilhistas, já focando no Pós-Cursilho, sem esquecer da necessidade de permanecerem fiéis a espiritualidade e carisma do MCC.

Muito ainda se tem por peregrinar... mas com certeza muito já se caminhou para que pudéssemos hoje celebrar este marco... Muitas também foram as pessoas ao longo dos anos que doaram sua vida, sua juventude, seus esforços para que o Cursilho Jovem em nossa Diocese realmente fosse uma realidade...

Hoje, ao olharmos para os primeiros Cursilhos, vemos que todos traziam em seus quadrantes o Lema: “Ser Jovem não é um Privilégio, é uma Responsabilidade”...

Também hoje, nesta comemoração de 20 anos de Caminhada, surge para aqueles que fazem parte do Cursilho Jovem a necessidade de assumir este Lema, sendo responsáveis por este Movimento de Cursilhos que tem sido ao longo dos anos verdadeiro instrumento de Deus na vida de tantas pessoas.

Vê o Cristo!!!

Ergue a Cruz!!!

Sê um Forte!!!

Se a luta é por Jesus Cristo...
Ele é seu irmão!!!

Um forte abraço a todos...


Robson Rodrigo
robsoncursilho@yahoo.com.
br



- Pessoal, se alguém quiser comentar a algum dos artigos do Blog, é só clicar em Comentários, digitar e enviar seu comentário. Simples assim!!!


- Segue abaixo um vídeo que conta um pouco da história do Cursilho Jovem em nossa Diocese, que conta um pouco da história de cada um de nós...
Fiquem a vontade pra comentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário